terça-feira, 12 de junho de 2012

CONHECENDO UM POUCO MAIS DO SISTEMA SOLAR...




Turma 5º ano 03 -Profª Silvana e seus alunos.

Objetivos:

*Saber o nome dos planetas estudado;
*Identificar as características dos planetas;
*Saber a quantidade de planetas tem no nosso Sistema Solar;
*Confeccionar planetas em maquetes; (concretizar o abstrato);

 Atividades desenvolvidas:

 * Verificar o conhecimento que os alunos adquiriram sobre o tema;
 * Explicar que o Sol é a maior estrela do nosso sistema, que tem luz própria e ilumina os planetas durante o dia;
 * Identificá-los os planetas colocando o nome;
 * O Sol ilumina a Terra: O dia e a noite, movimento de Translação e Rotação ;
 * Organização do Sistema Solar:
 * Ordem dos planetas e suas características básicas.
 * Construção de maquetes,






O sistema solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteróides,cometas, meteoros entre outros. Estes corpos celestes são comandados pelo sol, ou seja, giram em torno do sol.

 

Dessa forma, sol é a estrela mais próxima da Terra. As outras bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos pontos de luz. Os 8 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Portanto, em agosto de 2006 Plutão era considerado o nono planeta, desde então passou a ser classificado como planeta
 anão.

 Por fim, temos os movimentos de Rotação e Translação. Rotação: É o movimento que a Terra realiza ao redor do seu próprio eixo, no sentido anti horário. Para ela completar uma volta inteira dura 23h56m04,09), ou seja, 24h. Translação: É o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol. Esse movimento, juntamente com o eixo de rotação, é responsável pelas estações do ano. Ele demora 365 dias 6 horas e 4 minutos. Podemos ver que esse movimento não é preciso em 365 dias, por isso temos o ano bissexto, ou seja, a cada 4 anos aumenta 1 dia a mais em fevereiro para repor esses minutos perdidos.

 Sendo assim, de acordo com o movimento de translação surgem as Estações do Ano. Elas estão associadas à inclinação do eixo da Terra em relação a sua órbita, é essa inclinação que faz com que a Terra receba desigualmente a luz e o calor do sol nos diferentes lugares. Surgindo o Verão, Inverno, Primavera e Outono. Enquanto no Hemisfério Norte está passando pelo Inverno o Hemisfério Sul está passando pelo Verão.

 Exposição de maquete do Sistema Solar pelos alunos 5º 03





Um comentário: