segunda-feira, 28 de maio de 2012

ARTE ABSTRATA

       EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DOS 5º ANOS 1,2 E 3.


                                REELEITURA DOS QUADRADOS DE MONDRIAN

                                  
                                     ARTE ABSTRATA FORMAL E INFORMAL  
 
           
             ARTE ABSTRATA FORMAL: Enquanto que na arte figurativa percebemos as formas do mundo visível, na arte abstrata, ao contrário, nada percebemos do mundo real. Há a arte abstrata formal, feita com formas geométricas, como por exemplo a de Mondrian.  










        REELEITURA DE IMAGENS DAS OBRAS DE KANDINSKY E PAUL KLEE

     
     A Arte Informal é uma tendência da arte abstrata que se desenvolveu nos anos 50 na Europa, paralelamente ao Expressionismo Abstrato que marcou a cultura artística de Nova Iorque. O termo informal (sem forma) pretende exprimir a tendência para o abandono de qualquer forma previamente conhecida, eliminando-se gradualmente os objetos da pintura. Os artistas informais acreditavam que era possível a comunicação estética através de imagens e de linguagens totalmente novas e inventadas sem referência a memórias ou vivências comuns.














































































































































































































































































SURREALISMO:PATOLINO EM, DADÁ O MUNDO FICOU GAGÁ


 REELEITURA  DOS ALUNOS DO 1º ANO ENSINO MÉDIO DA IMAGEM DE
 SALVADOR DALI - PERSINTÊNCIA DA MEMÓRIA- ARTE /PROF. ELIZ





O marco oficial da instituição deste movimento é o lançamento do Manifesto do Surrealismo, em outubro de 1924, por André Breton, que também o subscreveu. Este documento tinha o propósito de criar uma nova expressão artística acessível através do resgate das emoções e do impulso humano.




Salvador Dalí  nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha. 














BRASIL HOLANDÊS

Expressões artisticas desenvolvidas pelos alunos do7º ano 3/ arte/prof. Eliz

Reeleitura de imagens de Frans Post



No século XVII a Holanda invadiu o Brasil, mais precisamente Pernambuco. O conde Mauricio de Nassau trouxe em sua comitiva um pequeno grupo de artistas para retrataram o novo mundo para os europeus verem - ou melhor, para retratar a "nova Holanda". Os principais artistas desse grupo foram Frans Post e Albert Eckhout.
Frans Post ficou encarregado de registrar as paisagens pernambucanas. Seus quadros serviriam como cartões postais, fotografias jornalísticas. Cabia a esse artista ser fiel ao que via para que, lá na Holanda, todos soubessem como era a nova colônia.
















Natureza-morta

Expressões artisticas desenvolvidas pelos alunos do 7º ano 3/ Prof. Eliz 


                                                      Natureza-morta 

 É um gênero da pintura e fotografia em que se representa seres inanimados, como frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, ...